terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vendas de aplicativos para iPhone no Brasil e no mundo

O desenvolvedor do aplicativo iFart, um dos aplicativos mais bem sucedidos da App Store, publicou o número de unidades vendidas de seu aplicativo nos 11 primeiros dias de venda, somando 42 mil unidades. O problema é que o iFart, sendo um caso excepcional, não fornece uma ideia realista do mercado mundial de aplicativos para iPhone.

Mas existem relatos mais pé no chão. O desenvolvedor Mark Johnson publicou gráficos com as vendas de 6 meses de seu jogo, o Hit Tennis. Tendo chegado à 86ª posição do ranking de jogos de esportes na App Store americana, com uma cotação de 2,5 estrelas, ele vendeu cerca de 35 unidades por dia em um mês típico, chegando ao recorde de quase 250 unidades apenas no dia de natal, em 2008.

Vendas do Hit Tennis em 6 meses. Fonte: markjnet.

Na Austrália, o desenvolvedor Graham Dawson reportou as vendas de seu aplicativo, o Oz Weather, à medida que escalava o ranking da App Store de seu país. Uma das conclusões de sua análise é que um aplicativo que fica entre os vinte mais vendidos da Austrália vende pelo menos 50 unidades por dia. Mais do que isso, ele chegou a uma fórmula que relaciona ranking com número de vendas na App Store australiana. De acordo com essa fórmula, o aplicativo mais vendido da Austrália vende pelo menos 300 unidades por dia.

Vendas vs. ranking na Austrália. Fonte: Ajnaware's Weblog.

O Hit Tennis e o Oz Weather são aplicativos que ganharam alguma visibilidade, mas estão longe de serem aplicativos de grande sucesso (apenas o Oz Weather ainda figura no top 100 de seu país). Por isso, os relatos de seus desenvolvedores fornecem expectativas mais realistas do número de vendas alcançadas por um desenvolvedor independente.

Quem optar por investir no desenvolvimento de um aplicativo para o público brasileiro, no entanto, enfrentará dificuldades para encontrar dados de vendas. A única informação que consegui achar veio de uma reportagem veiculada na revista Veja no final de maio do ano passado. A reportagem conta que o Forca Brasil, então campeão de vendas no país, vendera 15 mil unidades em quatro meses, ou uma média de 125 vendas por dia.

Mais recentemente, o Blog do iPhone divulgou o número de downloads de seu aplicativo gratuito, o Wallpaper Calendário (desenvolvido pela Max Systems), durante os 15 primeiros dias de presença na App Store. O aplicativo conseguiu de 237 a 1570 downloads diários, totalizando cerca de 10,5 mil downloads, 43% só no Brasil. Não há informação, no entanto, sobre o ranking do Wallpaper Calendário no período.

Número de downloads do Wallpaper Calendário. Fonte: Blog do iPhone.

O desenvolvedor Ricardo Augusto revelou, em resposta a um post anterior neste blog, que o aplicativo gratuito Feriados 2o1o foi baixado mais de 11 mil vezes em duas semanas, tendo chegado ao posto de segundo aplicativo gratuito mais baixado do Brasil.

Pretendo divulgar em breve os dados de vendas do Sopa de Letrinhas, juntamente com a evolução da posição no ranking. Espero com isso ajudar a construir um panorama da App Store brasileira. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário