sábado, 13 de março de 2010

Número de downloads gratuitos no ranking da App Store brasileira

Em um post anterior, comentei como existem poucos dados sobre o mercado brasileiro de aplicativos para iPhone. Motivado pela curiosidade e por minhas próprias expectativas frustradas, resolvi estudar a relação entre o número de downloads diários de um aplicativo gratuito e a sua posição no ranking da App Store brasileira. Eu buscava respostas a perguntas do tipo "se meu aplicativo chegar à 10ª posição do ranking, quantos downloads por dia devo esperar?".

Para realizar esse estudo, monitorei o ranking dos 150 aplicativos gratuitos mais baixados no Brasil no período de 12 de fevereiro a 10 de março de 2010, como reportado pelo site APPlyzer.com. A seguir, entrei em contato com 6 desenvolvedores brasileiros cujos aplicativos gratuitos estão entre os 100 mais baixados do Brasil e consegui de 4 deles o número de downloads diários de seus aplicativos. A esses números juntei os números de meu próprio aplicativo, somando 5 aplicativos que ocupam uma extensa faixa de posições no ranking.

Um estudo recente mostrou que a posição de um aplicativo no ranking da App Store em determinado instante depende de uma média ponderada dos downloads dos últimos 4 dias. Assim, para os aplicativos brasileiros estudados, o número de downloads de cada dia foi substituído pela média ponderada dos últimos 4 dias, e esse número foi cruzado com o ranking do dia.

A fim de generalizar as observações, os dados foram ajustados a uma função potência, a exemplo do que foi feito em um estudo da App Store australiana. Para o ajuste dos dados foi usado o serviço online ZunZun.com. O resultado foi o gráfico abaixo, que relaciona posição no ranking com número de downloads:


O gráfico fornece um panorama bastante completo do segmento de aplicativos gratuitos da App Store brasileira. O aspecto que chama mais a atenção a princípio é a queda vertiginosa no número de downloads à medida que se avança da 1ª à 20ª posição do ranking. Esse comportamento é conhecido entre estatísticos e se aplica também a vendas de livros, bilheteria de filmes etc.

A partir da análise estatística dos dados, a seguinte equação foi encontrada:

número de downloads por dia = 2900 × posição no ranking-0.65

Vale ressaltar que a equação se aplica especificamente a aplicativos gratuitos. Aplicativos pagos certamente possuem um número de downloads muito menor.

Uma forma de compreender a dinâmica do download de aplicativos é dada pela seguinte regra: cada vez que a posição no ranking dobra, o número de downloads cai 36%. Assim, o segundo aplicativo do ranking é 36% menos baixado do que o primeiro, assim como o 100º é 36% menos baixado do que o 50º.

Para ajudar a entender o que essa equação representa, em termos absolutos, a tabela a seguir apresenta o número de downloads para algumas posições no ranking:

Algumas conclusões interessantes:
  • Para liderar o ranking, são necessários mais de 2000 downloads por dia.
  • Os 100 aplicativos gratuitos mais baixados no Brasil respondem por cerca de 1 milhão de downloads por mês.
Este estudo só foi possível graças à colaboração de Noel Rocha (aplicativo Alaga São Paulo), Ricardo Borelli (aplicativo Feriados 2010), Douglas Santos (aplicativo Peso) e James Revolti, da Nova Software (aplicativo The CannonBalls Lite BR). Deixo registrado aqui meu profundo agradecimento a estas pessoas. Muito obrigado também a todos os que baixaram o Sopa de Letrinhas Lite.

Alaga São Paulo Feriados 2010 Peso Sopa de Letrinhas LiteThe CannonBalls Lite BR

Pretendo repetir o estudo com aplicativos pagos. A intenção é estudar a relação entre ranking e número de vendas (de acordo com certas pesquisas, o número de vendas é 14 vezes menor do que o número de downloads gratuitos). Se você é desenvolvedor de algum aplicativo que esteve entre os 100 mais vendidos do Brasil em algum momento a partir de janeiro deste ano, por favor entre em contato comigo em rodrigorgs arroba gmail ponto com.

3 comentários:

  1. Estudo muito interessante, Rodrigo. Com certeza isso vai ser de grande ajuda nas próximas apps que eu lançar.

    Ricardo Borelli

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rodrigo! Seu blog está muito bacana, conteúdo excelente. É praticamente uma referência em português. Depois vou entrar em contato contigo, gostaria de ter algumas indicações de material pra estudo da linguagem objetive-c, a camada cocoa touch e os outros aspectos importantes.

    Obrigado!

    ResponderExcluir